5 dicas para você fazer uma boa parceria de negócios

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Nenhuma startup se desenvolve de forma isolada, sem abrir espaço para parceria de negócios. Para enfrentar um mercado em que a competição é cada vez mais acirrada, é importante buscar empresas e pessoas com quem possa desenvolver um sistema de colaboração mútua, o que permitirá o crescimento de ambas empresas.

Porém, não é uma tarefa simples estabelecer uma boa parceria de negócios, pois, diante das várias possibilidades que podem ser encontradas no meio empresarial, é importante buscar empresas e outros profissionais que estejam alinhados com as suas ideias, valores e objetivos de mercado para que possa estabelecer uma dinâmica de colaboração eficiente para todas as partes.

É certo que parceria de negócios é bastante importante para o sucesso de qualquer startup, por isso, neste artigo, separamos algumas dicas para ajudar a construir essas pontes de colaboração. Confira os próximos parágrafos.

1. Contribua com o negócio

Parcerias não se formam de maneira unilateral, portanto, não busque colaboradores acreditando que apenas ele vai ajudar o seu negócio. É importante que você também tenha algo para oferecer para as empresas e profissionais parceiros, criando, assim, um mecanismo de colaboração de mão dupla. E não é difícil: basta uma opinião, a divulgação de um evento ou produto, uma indicação de serviço, dentre outras formas.

2. Diversifique seus parceiros

Uma parceria de negócios deve ser estratégica, mas isso não significa que você deve estabelecer um sistema de colaboração apenas com empresas e pessoas que atuam no mesmo setor que o seu.

O sucesso das parcerias vem de um networking de qualidade, que está bastante atrelado à diversificação de stakeholders: pode ser um fornecedor que indique seus serviços, um blogueiro que divulgue o seu trabalho, um empresário mais experiente que dê dicas de gestão, dentre outras possibilidades.

3. Identifique competências

De nada adianta propor uma parceria se ela não oferecer nenhuma vantagem para as partes envolvidas. Antes de procurar um profissional ou empresa em busca de colaboração, procure definir o que de bom pode ser oferecido para ambas as partes.

Desenvolva suas competências, procure fazer as pessoas reconhecerem o seu trabalho por essas habilidades e mostre como você pode contribuir com ela. Além disso, identifique quais conhecimentos faltam para fortalecer o seu negócio.

4. Defina objetivos

A parceria de negócios deve ter seus objetivos bem definidos para que possa gerar valor para os envolvidos. As possibilidades são inúmeras e vão de acordo com os interesses e as necessidades das empresas e pessoas envolvidas na colaboração.

Esses objetivos podem ser montar um novo negócio, trocar divulgação e indicações, ajudar a construir autoridade de mercado, estabelecer parceria de vendas, realizar compras conjuntas de um fornecedor, achar colaboradores freelancer para o negócio, dentre outros.

5. Alinhe visões de mercado

É sempre mais interessante manter parcerias fortes e duradouras para que as empresas possam se desenvolver estrategicamente dentro do mercado. Para isso, é importante procurar colaboradores que tenham a mesma visão que você e, dessa forma, se alinhem com seus valores, princípios éticos e o padrão de qualidade imposto aos seus produtos e serviços.

Essa política é bastante importante para que não se veja em meio a polêmicas causadas por um parceiro que se que comporta de maneira diferente no mercado.

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