Do sonho à realidade: tire sua ideia de negócio do papel!

Tempo de leitura: 3 minutos

Chegou o momento de tirar a sua ideia de negócio do papel e colocá-la em prática. Porém, não basta apenas uma boa ideia e o capital para tornar o sonho em realidade. É necessário que o empreendedor vá a campo, pesquise, converse, entenda o mercado e o público que deseja atingir.

A fase de pesquisa é essencial para que o empreendedor conheça, de perto, a realidade do mercado em que deseja atuar. Esse processo é importante para determinar se a sua ideia de negócio é, de fato, viável e aplicável. Seguir por esse caminho dá mais segurança ao empresário, que entenderá quais são os desafios e os riscos de seu empreendimento.

Para você que está prestes a abrir a uma startup, veja as 5 dicas essenciais para tirar uma ideia de negócio do papel.

1. Apresente sua ideia para amigos próximos

Não tenha medo de ter a sua ideia roubada ou copiada. Ao expor sua proposta de negócio para um grupo de amigos, é possível determinar, em um primeiro momento, qual é o grau de aceitação dela.

Dessa forma, é possível identificar possíveis barreiras, desafios, impedimentos e pontos que podem ser melhorados e trabalhados para apresentar essa ideia ao mercado. Quanto mais sincero for o feedback, melhor será para o empreendedor.

2. Conheça o mercado e o público-alvo

Depois de conversar sobre a sua ideia com pessoas próximas, chegou a hora de conhecer o mercado em que deseja atuar. É preciso analisar quais são os espaços que não estão sendo preenchidos naquela área. Ou seja: como o seu produto/serviço vai atender a demanda de um determinado nicho.

Nessa pesquisa, é importante identificar quem é principal público e se há demanda o suficiente para validar o negócio.

3. Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo

Antes de criar um plano de negócios, é importante estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. A justificativa é simples: dessa forma, o empreendedor criará um caminho baseando-se nos principais objetivos de sua startup.

O estabelecimento de metas é importante para mensurar o nível de sucesso/fracasso de uma ideia. Dessa forma, fica mais fácil calcular os riscos e criar estratégias para atingir os objetivos estabelecidos.

4. Realize pequenas ações para concretizar a ideia

Para desenvolver o seu projeto, é necessário realizar algumas ações para ir amadurecendo a ideia. Já que você já conhece o mercado e identificou o seu público-alvo, uma boa dica é estabelecer como o seu produto será entregue a seus clientes.

Será através de um ponto físico ou digital? Outra questão importante é conhecer quem são seus principais concorrentes e quais são as estratégias mais utilizadas por eles para atrair clientes.

Essas informações o ajudarão bastante no próximo passo para tirar sua ideia de negócio no papel.

5. Monte um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que contém, detalhadamente, os objetivos de um negócio e o que deve ser feito para atingi-los. O documento é importante para diminuir os riscos, identificar os custos e os processos para que a sua ideia seja bem-sucedida.

Seguindo essas 5 dicas, você será capaz de tirar uma ideia de negócio do papel e torná-la realidade, diminuindo os riscos e aumentando as chances de sucesso.

Gostou do artigo? Compartilhe esse post nas redes sociais para que seus amigos também tenham acesso às nossas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *