Negócio digital: 5 passos para abrir o seu

Tempo de leitura: 3 minutos

Com a popularização da internet, muitas pessoas passaram a enxergar novas oportunidades de empreender e se dar bem na vida, trabalhando por conta própria em um negócio digital. No entanto, só a força de vontade não basta para ser um empreendedor digital. Outros cuidados e estratégias se fazem necessários.

Para ajudá-lo a ser tornar mais um case de sucesso do universo online, montamos um passo a passo de como abrir um negócio digital. Ficou interessado? Então prossiga a leitura e confira.

1. Defina o foco do negócio digital e as suas personas

O primeiro passo para criar um negócio online é definir o seu foco e garantir que ele tenha viabilidade para crescer e prosperar no mercado. Em seguida, você deve fazer um estudo detalhado das personas que poderão vir a ser suas clientes.

As personas nada mais são do que personagens semifictícios de um cliente ideal. Elas são uma idealização mais específica do que o conceito de público-alvo. Conhecer bem suas personas é a garantia de que o seu negócio será bem aceito pela clientela, pois você vai desenvolver estratégias quase que personalizadas para cada cliente.

2. Crie um plano de negócios e planejamento estratégico

Muitas pessoas cometem o equívoco de pensar que um negócio online não funciona da mesma forma que um negócio tradicional e, por isso, não precisa ter um plano de negócios e um planejamento estratégico formalizado. Isso é uma total inverdade, pois somente planejando você conseguirá tomar as ações corretas e necessárias para ser bem-sucedido na internet.

Desenvolva um plano de negócios definindo bem a sua missão, visão e valores, faça uma análise SWOT e projete cenários, crie planos de ação, faça benchmarking, tudo exatamente como manda o figurino para qualquer tipo de novo negócio.

3. Abra uma empresa formal

Para que você possa atender bem seus clientes e suprir algumas demandas, como a emissão de notas fiscais, por exemplo, é fundamental que você faça a abertura formal de uma empresa, mesmo que você trabalhe sozinho e em casa.

Uma ideia interessante, para quem está iniciando, é formalizar o seu negócio como microempreendedor individual – MEI. Essa categoria permite a emissão de notas, participação em licitações, entre outros benefícios que uma empresa tem, sem ter que pagar muitos impostos para isso.

4. Tenha um site responsivo

Ao abrir um negócio online, é indispensável pensar na usabilidade que os clientes terão ao acessar o site. É por isso que você precisa desenvolver um layout responsivo.

Um site responsivo é aquele que se adapta a todas as telas, ou seja, permite uma boa usabilidade independentemente do dispositivo que o usuário estiver acessando. Seja em um smartphone de tela pequena ou em uma TV de 50 polegadas, todos terão um bom acesso ao site se ele for responsivo.

5. Invista em marketing digital

Sabe aquele velho ditado que diz que “quem não é visto não é lembrado”? Ele é muito verdadeiro e é por isso que você precisa investir em marketing digital, utilizando estratégias de marketing de conteúdo, mídias sociais, etc.

O especialista em marketing digital Conrado Adolpho propõe uma metodologia interessante que divide as estratégias de marketing em 8 P’s: pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão.

Gostou do nosso tutorial de como abrir um negócio online? Você pode ter acesso a informações como essas acessando as nossas redes sociais. Nós estamos no Facebook e no Instagram, segue a gente lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *