Planejamento estratégico: 7 dicas para fazer sua startup prosperar

Tempo de leitura: 3 minutos

Startups são fábricas de criatividade e inovação. Mas esses elementos sozinhos não são garantias de sucesso. Para não cair em armadilhas fatais é preciso ter um planejamento estratégico.

Para negócios digitais que estão começando esse plano empresarial é fundamental para a sobrevivência. De acordo com a aceleradora Startup Farm, 74% das startups brasileiras fecham após cinco anos de existência, e 18% delas nem completam dois anos. Se você não quer fazer parte dessa estatística, continue lendo o nosso post!

Defina a sua missão

Um dos primeiros passos do planejamento estratégico é entender o que realmente é a sua startup, quais são os seus valores e a sua missão. Não adianta tentar conquistar investidores ou vender o seu produto para o consumidor, se nem mesmo você conhece o seu negócio.

Tenha no seu plano, respostas bem definidas para perguntas como “quem somos?”, “qual a nossa missão e valores?”, “qual a relevância da nossa marca?”, “trabalhamos com responsabilidade socioambiental?”, “qual o nosso diferencial competitivo?” e, principalmente, “onde queremos chegar?”. Essas informações ajudarão a aliar ações com a visão de futuro da sua startup.

Mantenha sua equipe alinhada aos seus interesses

Não adianta definir a sua missão sem sincronizar pessoas, estratégias e a execução de processos. Toda equipe precisar estar consciente do seu papel e vestir a camisa da startup.

É essencial para o planejamento estratégico conferir se os trabalhos desempenhados estão apresentando resultados, se os seus colaboradores estão satisfeitos com as condições de trabalho e se a atitude pessoal de cada um deles está refletindo positivamente no ambiente profissional.

Se autoanalise com frequência

Sair do mundo das ideias e partir para a prática é muito difícil para um empreendedor, por isso é importante se autoanalisar com frequência. Avaliar as formas de condução de equipes, comunicação com o público e planos operacionais é uma forma de corrigir falhas e maturar a sua startup.

Fique sempre atento a aspectos como o mercado, crescimento dos colaboradores, evolução dos lucros, posicionamento perante à concorrência e quais áreas ainda podem ser exploradas por você.

Coloque tudo no papel

Ou no desktop, planilhas, arquivos, em nuvem… Só não deixe de documentar tudo o que for importante para a sua startup, desde as ideias apresentadas no brainstorming até os gastos diários do fluxo de caixa. Essa atitude ajuda a evitar erros e retrabalho, comprovar dados diante de processos e problemas com clientes, garantir maior eficiência operacional e gerencial, e a evitar possíveis atritos.

Fique sempre de olho na concorrência

Acabou-se o tempo em que uma startup tinha como meta principal investir todos os seus recursos para superar a concorrência. Mesmo assim, é importante sempre ficar de olho ao que outros negócios andam fazendo de bom, e de ruim.

Essa é a melhor maneira de se diferenciar e explorar os aspectos em que seu concorrente anda falhando para oferecer uma experiência, ou produto, que conquistem a confiança do consumidor e do mercado.

Controle todos os orçamentos e custos de processos

Fique sempre atento a todos os orçamentos e custos da sua startup. Estudar e controlar de perto o fluxo financeiro é fundamental para que ela cresça sustentavelmente.

Planos de negócios, gastos com produção e comunicação, fluxo de caixa e até o valuation do seu negócio precisam fazer parte do planejamento estratégico que te ajudará a prosperar.

Defina metas realistas

Todas as startups precisam definir metas mensais ou semestrais para se manter no caminho certo para o crescimento. No entanto, é preciso ser realista ou você se tornará um carrasco atrás de metas que não pode alcançar, desperdiçando tempo e esforço em áreas que não são produtivas.

Pense alto, mas sempre tenha métricas palpáveis, que você consiga cumprir naquele momento e que te impulsionarão a buscar objetivos ainda maiores.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de conferir o artigo Os 6 primeiros passos de como abrir uma startup.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *